FEDIAF – Diretrizes Nutricionais

Qualidade de Ingredientes na Alimentação Animal - 2ª edição

Prefácio


A nutrição de cães e gatos é essencial para a saúde e o bem-estar. O conhecimento científico sobre necessidades nutricionais, digestibilidade do alimento e metabolismo dos nutrientes constituem as bases para a formulação de dietas apropriadas para cães e gatos. Portanto, é importante que a composição e os perfis de nutrientes dos alimentos correspondam às recomendações nutricionais específicas de cães e gatos nos diferentes ciclos de vida.


O setor europeu de alimentos para animais de estimação assumiu a tarefa de adaptar as recomendações dos teores nutricionais de alimentos para cães e gatos, em estreita cooperação com cientistas independentes. Uma etapa significativa foi iniciada em 2010, quando foi estabelecido um Comitê Científico Consultivo (SAB, Scientific Advisory Board) integrado por cientistas de países europeus.O SAB aconselhará a FEDIAF e garantirá a adoção de padrões científicos nos teores nutricionais recomendados, de modo que os resultados de pesquisas mais recentes sejam transferidos para as diretrizes e recomendações atuais de alimentação.


Uma nutrição adequada, que garanta ingestões apropriadas de energia, proteínas, minerais e vitaminas é essencial para contribuir com a saúde e longevidade a cães e gatos. As recomendações nutricionais aqui revisadas englobam o conhecimento científico atual. Os valores recomendados tiveram por base princípios científicos e consideram os requisitos para alimentação prática. Isso permite que o setor de alimentos para animais de estimação europeu ajuste a qualidade dos alimentos completos para cães e gatos de acordo com os conhecimentos atuais da área.


Por meio de comunicação, pesquisa e avaliação crítica contínuas de novas descobertas, a FEDIAF e o SAB trabalham na adaptação destas recomendações em um processo contínuo. O SAB assumiu a tarefa de acompanhar esse desenvolvimento e de ajudar a FEDIAF em seu compromisso com alimentos seguros e saudáveis para animais de estimação.


Prof. Jürgen Zentek, Presidente do SAB


Download do livro